Blog

SEIS PASSOS PARA UMA EMPRESA DE SUCESSO

6 passos para o sucesso

Todos que abrem um negócio próprio têm o mesmo objetivo: fazer a empresa dar certo. Porém, nem sempre esse cenário é facilmente alcançado pelos empreendedores. Como mostram dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 1 em cada 4 empresas abertas no Brasil fecha as portas antes mesmo de completar dois anos. É claro que um dos grandes causadores desses números são as políticas de incentivo ao empreendedorismo ultrapassadas e a extrema burocratização deste processo. Porém, é importante percebermos também a dificuldade de planejar e executar ações por parte dos gerenciadores. É nessa etapa que está a diferença entre as empresas que dão certo e as que fracassam. 

       A verdade é que não existe fórmula mágica, tudo é fruto de muito esforço e dedicação. O que facilita essa trajetória e torna o seu negócio mais provável de dar certo, é a utilização correta de ferramentas gerenciais que asseguram um melhor resultado. Não é tarefa fácil pontuar essas ferramentas. Mas estamos aqui pra ajudar e vamos apontar 6 dicas fundamentais pra você conseguir atingir seu objetivo: ter uma empresa de sucesso!

  1. PLANEJAMENTO EFICIENTE

É uma etapa fundamental. Após a decisão tomada de que você irá abrir ruma empresa, o planejamento de como você fará isso é o primeiro e mais importante passo. A primeira etapa é estabelecer a missão, a visão e os valores de sua empresa. Esse passo é crucial para definir a forma que você deseja que seus clientes e o público geral vejam a sua empresa. A missão consiste em detalhar a razão de ser uma empresa, o motivo do seu empreendimento existir. A visão é estabelecer uma perspectiva a longo prazo de onde deseja-se estar no mercado, o que almeja para o futuro da empresa. Não esqueça de ser realista, isso define em que a empresa quer se tornar e a direção que seus esforços devem ser focados. E, por último, os valores de uma organização consistem na identidade da mesma. Isso pressupõe o conjunto de regras que devem ser seguidas para obterem um resultado positivo e engloba regras de ética e protocolos.

Após definir estes três itens tão importantes, é hora de traçar uma estratégia. Estabeleça metas e determine prazos para que elas sejam alcançadas. Subdivida a equipe em setores e organize a sua empresa. Elabore um plano de negócios para que ele seja seguido. Para focar em um mercado específico, realize uma boa pesquisa de mercado e elabore um plano de marketing onde seja possível obter importantes informações como mercado, público alvo, melhores estratégias de venda etc.

Pesquise sobre o seu bem mais precioso: OS CLIENTES! Quais as necessidades do mercado atual? O que você deseja entregar para seu cliente? Como o fará?! As respostas te ajudarão a criar uma empresa condizente com a realidade do mercado e com grande potencial para atender a clientela.

Após definido o público alvo e sobre como alcançá-lo da melhor maneira, é hora de pensar no local de instalação de sua empresa. É importante pesquisar, de acordo com seus objetivos, se será necessário uma sede ou ponto de venda, bem como o melhor local para que isso seja feito. Mãos à obra!

  • TENHA UMA EQUIPE E VALORIZE-A

Encontrar pessoas encarregadas de tornar o sonho de uma empresa de sucesso realidade não é tarefa fácil. É necessário paciência e é comum ter algumas decepções. Porém, essa não pode ser a realidade da sua organização. Invista na capacitação de seus colaboradores. O incentivo ao conhecimento sobre a área de atuação é fundamental e pode ser a chave para driblar a concorrência e sobressair-se no mercado.

Além disso, é importante cuidar do clima organizacional do seu negócio. Ele ajudará a manter os seus funcionários motivados. Comprovadamente, realizar com frequência uma pesquisa de clima organizacional reflete e influencia muito na produtividade de uma organização. Saiba investir no setor certo e colha os frutos de sua atitude!

  • ORGANIZE SEU CAPITAL

Toda empresa envolve dinheiro. Ele é o que move o mundo nos dias de hoje e precisamos ter a capacidade de utilizá-lo a nosso favor. Tenha controle de todas as finanças de sua empresa. O lucro, o preço de custo do seu negócio, estipule um salário para você e para seus funcionários. Receba no mesmo dia que eles e não se esqueça de respeitar as datas; evite retirar valores fora de datas determinadas anteriormente. Organize todo seu dinheiro para que você pague as despesas com a margem de um ano. Principalmente nos primeiros meses da empresa, onde não há expressiva entrada de dinheiro no caixa e você não conseguirá se manter com o lucro. O processo inicial é massivamente de investimentos, e é sobre justamente os INVESTIMENTOS a próxima dica da Lipe pra você.

  • INVESTIMENTOS!

Identifique corretamente as áreas da empresa e aonde você deve investir primeiro. Geralmente os setores que precisam de mais atenção são os Recursos Humanos e o Marketing por dois motivos simples: um cuidará de seus funcionários e o outro da captação de clientes, que são a alma do seu negócio.

Valorize cada setor de sua empresa. Invista na realização de pesquisas, de melhorias, melhores equipamentos…mas importante, saiba o momento certo e calcule o capital necessário.

  • CUIDA DA APARÊNCIA DA SUA EMPRESA

Como você apresentará sua empresa aos clientes? O que sua empresa tem de diferente dos concorrentes? Como você mostra isso ao mercado? Responder perguntas como essas são fundamentais para se atingir um bom objetivo no setor empresarial. Dê atenção a novas estratégias de como atrair e fidelizar clientes, evite processos judiciais e você colherá os frutos de uma empresa eticamente correta!

  • SEJA PACIENTE

Para entender de fato como montar uma empresa de sucesso, é necessário que a paciência seja mandante. Controle a sua ansiedade, haja com cautela e cuide da sua empresa seguindo os passos anteriores de forma calculada. Seja confiante e organizado que tudo estará sob seu controle e auxiliará no bom desenvolvimento do seu empreendimento.

Abrir uma empresa não é tarefa fácil, mas com esses passos, o caminho torna-se um pouco mais esclarecedor. Haja como um verdadeiro líder, tenha ideias inovadoras, não tenha medo de arriscar, estude o mercado, pesquise. Use sua criatividade e tudo será simples se você tiver amor pelo que faz. E nunca se esqueça de que quanto mais problemas você resolver, mais rico ficará – está dada a dica!

Posts relacionados

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Como medir a satisfação do cliente com apenas uma pergunta

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA – COMO APLICAR AO SEU NEGÓCIO

6 dicas para começar seu negócio do zero - blog (2)

6 DICAS PARA COMEÇAR SEU NEGÓCIO DO ZERO

Aplicativos e redes sociais - compras online

APLICATIVOS E REDES SOCIAIS – INTERNAUTAS USAM CADA VEZ MAIS PARA FAZER COMPRA

Deixe um Comentário