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5 PASSOS PARA O SUCESSO COM A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

5 passos

O QUE É, POR QUE FAZER E COMO FAZER?

O QUE É O CLIMA ORGANIZACIONAL E A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

      Clima organizacional é o termo criado para avaliar, literalmente, o “clima” no ambiente de trabalho, permitindo ao gestor ajustes realizados no processo logístico da empresa com detalhes percebidos por seus funcionários, avaliando o que pode ser melhorado à partir de diferentes pontos de vista, permitindo o engajamento dos colaboradores, fatores como motivação, entusiasmo etc.

     Essa avaliação é realizada por meio da pesquisa de clima organizacional, que pode ser realizada de diferentes maneiras, dependendo da necessidade do gestor, para coletar dados e informações a fim de chegar a um resultado que retrate o real quadro da empresa, permitindo identificar erros, detalhes que deixem os funcionários descontentes, a percepção dos colaboradores…todos estes fatores influenciam o resultado final do processo empresarial, devendo ser uma tarefa valorizada e de muita importância dentro de qualquer empresa.

POR QUE FAZER A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

       Para o efetivo crescimento de uma empresa, é necessário que os métodos administrativos estejam renovados. As pessoas aprimoram seus conhecimentos, mudam a forma de pensar e como agir. Esses são os pontos em que podemos notar a real importância da pesquisa: seus resultados. Com ela, é possível ter o índice de satisfação da equipe, identificar problemas, traçar melhorias mais efetivas, motivar os funcionários, bem como aumentar seu comprometimento e, de quebra, ainda eleva o posicionamento da empresa no mercado.

     Além disso, é um processo engloba e gera reflexos em toda corporação. Para o gestor (liderança), a garantia de um clima harmonioso no ambiente de trabalho é crucial. Com a pesquisa, será assegurado ao gestor um clima organizacional de qualidade e eficiente, tornando o processo de liderança mais maleável. Já para o setor de RH, que é responsável por todos os profissionais da empresa, é importante no sentido de engajamento dos colaboradores, da valorização de talentos (já que o número de pedidos de demissão diminui consideravelmente), o que gera como consequência uma queda na rotatividade devido ao aumento do comprometimento dos funcionários com a empresa. E, por fim, a base da pirâmide: os próprios funcionários. Todos os trabalhadores de uma organização influenciam na produtividade e isso depende de seu engajamento e motivação. O clima organizacional é capaz de motivar ou desmotivar o funcionário. E, quanto melhor o clima organizacional for, melhor e mais motivada será a equipe.

COMO FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

       Existem diversas formas de realizar essa pesquisa. Em todas elas, é necessário um profissional especializado para que seja possível tratar os dados de maneira correta, englobar todas as características, perceber qual o melhor método de avaliação para determinado grupo ou setor da empresa e, claro, avaliar posteriormente os números e obter respostas sobre como aplicar métodos que permitam a correção dos erros encontrados.

       Isso ocorre pois existem diversos objetivos que incentivam uma corporação a implementar a pesquisa de clima organizacional. Queixas de funcionários, percepção de desânimo por parte dos colaboradores, falta de produtividade, pedidos de demissão constantes e outras características indicam que o quadro precisa ser estudado. O modelo mais frequente de pesquisa é o que visa avaliar o grau de satisfação dos funcionários com a empresa, abrindo uma faixa de diálogo entre funcionários, chefes e outros setores, proporcionando uma melhor integração de toda a empresa, fator crucial para o bom andamento de qualquer negócio.

5 passos para ser sucesso com a Pesquisa de Clima

1.Fazer um planejamento estratégico.

Neste tópico, deve-se traçar um plano a ser seguido durante o projeto. Nele é necessário pontuar os itens mais pertinentes e os objetivos do processo. É importante também decidir nesta parte o método utilizado. Se será feita uma dinâmica com os funcionários, palestra com posterior enquete, questionário, bem como o modo que as perguntas serão distribuídas, o tempo de duração…o método pode variar de acordo com a necessidade e o gosto do gestor.

2.Avise aos colaboradores, detalhando o objetivo do processo.

Esta parte do processo de pesquisa é importante para comunicar aos funcionários a pesquisa a que serão submetidos e o objetivo das mesmas. É uma etapa importante, pois é nela que os colaboradores entenderão a importância da pesquisa de clima organizacional, o que agregará sinceridade e seriedade ao participar do procedimento. A forma ideal de aplicação é no fim do expediente para que os funcionários não respondam com pressa ou por e-mail / web-link para que possam responder onde estiver. Outro detalhe interessante é que os funcionários respondam ao mesmo tempo, para que retratem sua real opinião pessoal, sem influência dos outros funcionários.

3.Coloque em prática!

Colocar em prática o roteiro traçado anteriormente é o ponto auge do processo. Realize os questionários, aplique as dinâmicas, enquetes ou o que foi planejado anteriormente. Anote e guarde todos os processos, sem se esquecer de nenhum funcionário. Isso será crucial para uma conclusão de confiança.

4.Reúna as informações e analise os resultados

Após realizar as etapas anteriores, reúna todos os resultados. Caso já tenha realizado alguma pesquisa de clima anteriormente, reúna também para que seja possível realizar uma comparação e analisar as melhorias obtidas desde a última pesquisa aplicada.  O pesquisador, nesta parte, reúne os dados obtidos e aplica em gráficos, tabelas etc, dinamizando o processo e reunindo as informações com mais clareza e objetivo, pontuando os problemas encontrados e as possíveis soluções, colocando todos estes dados em um relatório para ser apresentado ao gestor e, juntos, escolherem por quais alternativas optarão. É importante apresentar os resultados aos colaboradores para que os mesmos se sintam reconhecidos, importantes e motivados com este processo.

5.Planeje as mudanças

Depois da pesquisa pronta e todos os dados necessários em mãos, é hora de pôr em prática! Planeje como melhorar as questões abordadas e comunique as novas medidas aos funcionários para que eles entendam o processo e percebam quando as ações surtirem efeito, o que aumenta a satisfação e funciona como incentivo aos funcionários.     Agora que você já conhece os benefícios e a funcionalidade da pesquisa de clima organizacional, invista nesse processo tão importante para sua empresa. Os resultados são sempre os melhores e os reflexos das ações são percebidos desde um simples sorriso do funcionário no corredor da empresa ao balanço geral no fim do ano.  Investir em pesquisa de clima organizacional é investir no seu negócio!

Nós podemos te ajudar nessa!

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