Clima organizacional

Você sabia que ter um time satisfeito é fundamental para o sucesso da sua empresa? E que problemas pontuais e fáceis de serem resolvidos, porém não identificados, podem acarretar um grande mal-estar e desconforto na sua equipe? Diminuindo o desempenho e produtividade?

Clima organizacional é o termo criado para avaliar, literalmente, o “clima” no ambiente de trabalho, permitindo ao gestor ajustes realizados no processo logístico da empresa com detalhes percebidos por seus funcionários, avaliando o que pode ser melhorado à partir de diferentes pontos de vista, permitindo o engajamento dos colaboradores, fatores como motivação, entusiasmo etc.

Essa avaliação é realizada por meio da Pesquisa de Clima Organizacional, que pode ser realizada de diferentes maneiras, dependendo da necessidade do gestor, para coletar dados e informações a fim de chegar a um resultado que retrate o real quadro da empresa. Todos estes fatores influenciam o resultado final do processo empresarial, devendo ser uma tarefa valorizada e de suma importância dentro de qualquer empresa.

Isso ocorre pois existem diversos objetivos que incentivam uma corporação a implementar a pesquisa de clima organizacional:

- Queixas de funcionários;

- Percepção de desânimo por parte dos colaboradores;

- Falta de produtividade;

- Pedidos de demissão constantes;

e outras características indicam que o quadro precisa ser estudado.

O modelo mais frequente de pesquisa é o que visa avaliar o grau de satisfação dos funcionários com a empresa, abrindo uma faixa de diálogo entre funcionários, chefes e outros setores, proporcionando uma melhor integração de toda a empresa, fator crucial para o bom andamento de qualquer negócio.

A Pesquisa de Clima Organizacional se torna um canal de comunicação entre os colaboradores e identifica os pontos positivos e negativos que impactam o ambiente de trabalho.

Esse tipo de ação, eleva bastante o índice de motivação, pois dentro de cada ação existirá o sentimento de que estão querendo ser ouvidos.

Essa pesquisa pode acontecer de forma pessoal ou on-line, com a garantia do anonimato para que fiquem a vontade ao responder.

A LIPE recomenda que o monitoramento seja feito ao longo do ano para que não sejam pegos de surpresa.

Com isso, oferecemos o Monitoramento dos índices levantados na pesquisa, tais como, satisfação dos funcionários, índice de rotatividade, qualidade da gestão, ambiente, dentre outros. Com a nossa consultoria e tecnologia você não precisa se preocupar com NADA, apenas em receber os resultados e atuar para que seus funcionários estejam satisfeitos e se empenhando cada vez mais.